VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20080627

Vicente Maubocy: FM defende uma Nova Cultura Política

Lisboa - Fórum Haksesuk (FH, 27/06), a Fretilin Mudança (FM) pretende implementar uma nova cultura política em Timor-Leste, defendeu o Presidente Interino do Partido FM, Vicente Maubocy. Maubocy é analista política e um dos críticos da orientação política da liderança da Fretilin, acrescentou que “a mensagem que FM pretende passar a opinião pública é, não admitir dupla funções. Aqueles que estão no Governo devem deixar as suas funções no partido. É uma nova cultura política...", defende Vicente Maubocy”. A direcção provisória da FM, para além de Vicente Maubocy como Presidente Interino, Ricardo Nheu e Leão, ambos como 1º e 2º vices-Presidentes e Adalberto Alves como Secretario Executivo. Adiantou Vicente Maubocy que, "dentro de um mês vamos ter reunião da Direcção Nacional, com 80 e tal membros para formalizar o nova direcção”.

Questões Polémicas: Atributos e património da Fretilin

O centro da polémica vai ser os atributos e património da Fretilin, como: Símbolos, Bandeiras e Hino. No ano passado, quando Xanana Gusmão, fundou o novo partido e utilizou a sigla da CNRT, Mari Alkatiri e Fretilin consideraram uma tentativa de «apropriação do património da Resistência» e ameaçaram levar o caso ao Tribunal.

FM assumiu ruptura com a direcção liderada pelo Lu´olo e Mari Alkatiri, no último congresso que foi realizada á margem da crise política e militar, em Maio de 2006. Desde então, o grupo FM, limitou a sua posição com a direcção do partido, sobretudo nas eleições Presidenciais e legislativas de 2007. Nas presidenciais FM apoiou a candidatura de Dr. Ramos Horta e nas legislativas alinhou-se com o CNRT de Xanana Gusmão para formar uma lista conjunta. Apesar de ainda não constituir um partido político, o grupo FM integrou no IV Governo Constitucional e ocupou pastas, como: Vice-PM, José Luís Guterres, Secretario do Estado da Segurança Social, Vítor Costa, Secretario do Estado para a região autónoma Oecussi, Jorge Teme, entre outros. No Parlamento Nacional, FM tem sete (7) deputados que integram a bancada do CNRT.
Forum haksesuk (FH)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.