VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20100131

Diocese de Maliana (Timor-Leste) vai ajudar o Povo Timorense no Desenvolvimento Humano, Cultural, Social e Espiritual

Por Dom Carlos Filipe Ximenes Belo, SDB
.
A Santa Sé anunciou no dia 30 de Janeiro de 2010 que, Sua Santidade o Papa Bento XVI, acabava de erigir uma nova Circunscrição Eclesiástica em Timor-Leste, criando a Diocese de Maliana e, elegendo para seu Primeiro Bispo, o Reverendíssimo Senhor Dom Norberto Amaral.
.
A nova Diocese de Maliana, do ponto de vista civil, abrange os 3 Distritos: Bobonaro (com os subdistritos de Atabai, Balibó, Bobonaro, Cailaco e Lolotoi); Cova-Lima (com os subdistritos de Suai, Tilomar, Fohorem, Fatomean, Fatolulik e Zumalai) e Liquiça (com os subdistritos de Bazarte, Liquiçá e Maubara).

A Cidade de Maliana é capital do Distrito de Bobonaro e do Subdistrito do mesmo nome.
.
A nível religioso, abrange as Paróquias de Maliana, Bobonaro, Liquiçá, Balibó, Suai, Fohorem, Tilomar-Salele, Atabai, Lolotoe e Zumalai. Trabalham nesta nova diocese 7 sacerdotes seculares e 25 sacerdotes religiosos (Claretianos, Verbitas e Carmelitas). Ajudam nas Missões Irmãos leigos e Irmãs religiosas e dezenas de Catequistas.
.
A Diocese de Maliana tem uma superfície de 3.465 km2 e uma população de 210.000 habitantes, dos quais a maioria é católica.
.
A actual igreja de Maliana, construída pelo reverendo e saudoso padre Santa Pereira (em 1972 e 1973) vai ser a nova Catedral e será dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

O Novo Bispo: Dom Norberto Amaral nasceu em Ainaro no dia 17 de Fevereiro de 1956, sendo filho do senhor Teófilo de Araújo e da Senhora dona Martinha de Lima Amaral. Frequentou a Escola Primária de Ainaro de 1966 até 1971. No ano lectivo de 1971/72 entra no Seminário de São Francisco Xavier e o Seminário de Nossa Senhora de Fátima. No tempo da Invasão Indonésia, retoma os estudos no Externato de São José de Balide (e Lahane). Em 1980 parte para ilha de Flores (Indonésia) para frequentar o “Tahun Rohani” (Ano de Espiritualidade). Em 1981 inicia os estudos de Filosofia no Seminário Maior de Ritapiret. Em 1986/87, faz o TOP (Tahun Orientasi Pastoral) nas Paróquias de Manatuto e Ossu. Regressa a Flores para acabar a Teologia. Em 1988, a 18 de Setembro, recebe a ordenação sacerdotal na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ainaro. È colocado em Maubisse como vigário cooperador. E em 1989 foi nomeado Pároco de Maubisse até o ano 2000, em que foi nomeado primeiro Reitor Timorense do Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Balide. Em 2005 foi enviado a Roma para fazer a Licenciatura em Dogmática na Universidade Urbaniana. Regressado a Timor- Leste, exerceu o cargo de docente no Seminário Maior de São Pedro e São Paulo. Em 2008 foi nomeado Chanceler da Câmara Eclesiástica, e, em 2009, foi nomeado Director da Revista SEARA.

A nova Diocese vai ajudar o Povo Timorense no desenvolvimento humano, cultural, social e espiritual de todos os Habitantes dos Três Distritos acima referidos. Por isso, devemos estar gratos ao Papa Bento XVI por esta feliz e histórica decisão de criar uma nova Diocese em Timor-Leste.

A Sua Excelência Reverendíssima, Senhor Dom Norberto Amaral, os nossos votos de Parabéns acompanhados de humildes e fervorosas orações. Do fundo do coração, auguramos um fecundo Apostolado na Grei do Senhor. A todos os Cristãos da nova Diocese, os nossos Parabéns!

Porto, 31 de Janeiro de 2010.
Dom Carlos Filipe Ximenes Belo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.