VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20100114

Luis Guterres - Fretilin teme Dr. Aderito de Jesus lidera KAK

Dili - (14/01/10), Numa curta declaração ao Jornal Suara Timor Lorosae (STL), edição de ontem (13/01/10), o Vice-Primeiro Ministro para os Assuntos Sociais do IV Governo Constitucional, Dr. Jose Luis Guterres considera que o Partido Fretilin teme se Dr. Aderito de Jesus for eleito Presidente da Comissao Anti-Corrupção, sigla em Tetum (KAK).

“Ita tenki hatudu iha pratika katak ita luta duni kontra korupsaun, laos ita koalia deit, maibe lakohi kontribui, tanba ne’e hau apela ba Fretilin ne’ebe lakohi partisipa iha prosesu Votasaun no la konkorda Dr. Aderito de Jesus pelumenus imi bele vota kontra, maibe tenki hatudu politika partisipasaun iha PN hili Aderito ba komisaun KAK, tanba KAK interese nasional" ou seja, "devemos demonstrar na pratica que somos verdadeiros lutadores contra a corrupcao. Falar contra a corrupcao nao e' o sinonimo de combate a corrupcao sem contribuicao, pelo que, faco apelo aos Deputados da Fretilin que nao concordam ou nao gostam do Dr. Aderito de Jesus que pelo menos votem contra, ao mesmo tempo, demonstrem a vossa participação politica no Parlamento Nacional na eleição do Aderito de Jesus para a presidência da Comissão Anti-corrupção porque "KAK" é um assunto de interesse nacional" o Vice PM Asuntu Sociais , Jose Luis Guterres, falou aos jornalistas no edificio do MNE, nesta terca-feira, 12/01, na Praia dos Coqueiros.

Na mesma ocasião, o Ex-Embaixador da RDTL para os Estados Unidos no governo da Fretilin lamentou a declaração do chefe da bancada da Fretilin, Aniceto Guterres, de que, o Bloco AMP lhe tera convidado para liderar KAK. Lugu reconhece que "o governo fez negociação necessária com a Fretilin para indicarem o seu proprio candidato e nao faz lobby com Aniceto Guterres, não é lógico porque governo tem na mao Aderito de Jesus como um candidato forte" realçou.

O lider da Fretilin mudança solicitou ao lider do partido Mari Alkatiri, juntamente com a sua bancada parlamentar no Parlamento Nacional para darem o seu contributo politico na criação da KAK cuja missão "combater a corrupcao no pais", a Fretilin pode votar contra mas preciso ter uma posição clara acerca da materia. “Hau husu Dr. Mari Alkatiri nia bankada atu halo esforsu kontribui ba KAK se sira la konkorda bele vota kontra para hatudu pozisaun lolos” disse Guterres.

Outra opinião idêntica e desafiadora vinda do Vice-Primeiro Ministro para os Assuntos Administrativos Eng. Mário Viegas Carrascalo, que a Fretilin deve tomar uma posicao clara na materia de corrupção. De acordo com Carrascalao, a Fretilin nao quer um timorense lidera a KAK", disse Carrascalão. Isto pode abrir caminho para que o governo indicar uma pessoa estrangeira para a mesma posicao, caso a Fretilin continua a discordar com “o candidato com criterios rigorosos apresentados pelo governo.

O ex-activista de Direitos Humanos, ex-PD e actual lider da bancada Parlamentar da Fretilin, Aniceto Guterres ainda nao reagiu aos comentarios, mas promete que em breve fara' uma declaracao publica para esclarecer a posicao do seu partido.

DEPUTADOS NAO, LU'OLO E ALKATIRI RECEBERAM "2 Pajeros" do Bloco AMP
A direccao do Partido Fretilin, inicialmente, proibiu os seus deputados a nao receber o carro "Pajero" com a excepção da deputada Cipriana que recebeu mas disse que entregaria o carro, caso o tribunal venha confirmar que a sua decisao em receber o "pajero" era ilegítimo. O argumento da CCF era ser solidario com o povo "a Fretilin nao quer ter uma vida de luxo enquanto o povo esta a sofrer" mas Francisco Borolaco do Ministerio das Financas ja confirmou ao STL (edição, 12/01/10) Mari Alkatiri e Francisco Lu'olo na qualidade de ex-titulares receberam dois carros "Pajero" enquanto os deputados da Fretilin exigem o Presidente do Parlamento Nacional para distribuirem esses pajeros as instituicoes que necessitam de carros. Embora, o Presidente PN ja reagiu "esses carros eram destinados aos deputados e nao para outras instituições". Na verdade, o Parlamento Nacional e' um orgao de soberania, ele merece a dignificação e uma boa qualidade de gestão para que os seus deputados possam representar melhor o povo e reunir condições necessárias de comunicacão com o proprio povo do Nacional a base.

FH news Dili (sources: STL, DN, TP, CJITL, edicoes: 12, 13 e 14 de Janeiro de 2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.